ORÁCULO. Filosofia + Liderança (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

Muito já foi dito sobre grandes líderes.

O que poucos explicam é que todos eles(as), conscientes ou não, baseavam suas ações em uma visão de mundo clara e criteriosa.

A filosofia nos ensina a lição de que tudo o que conhecemos tem uma raiz profunda que merece ser acessada, para que possamos potencializar nossas ações e intervenções no mundo.

filosofia liderança

DESCRIÇÃO

Qual é a relação entre filosofia e liderança?

Pense um segundo sobre os maiores problemas pessoais e profissionais que está enfrentando. É possível que eles existam porque não temos tanta clareza sobre os critérios usados para tomar essa ou aquela decisão? Um artigo da Big Think nos responde que sim.

Segundo Anders Poulsen: "A filosofia pode, através do raciocínio crítico, questionar e repensar continuamente as certezas assumidas e suas premissas básicas. Nesse sentido, negócios e filosofia podem parecer polos opostos à primeira vista e seu potencial interdisciplinar não é reconhecido nas escolas tradicionais de negócios, mas isso está prestes a mudar".

Reconhecer que toda decisão que um líder toma por um time, departamento, projeto ou empresa é baseada em uma visão de mundo desse protagonista, nos insere automaticamente no campo da filosofia. Reconhecer que todo ato de liderança se baseia em um conjunto de premissas, valores e princípios, também. 

Ter consciência disso é estar um passo à frente.

O ORÁCULO busca demonstrar de um modo experiencial (não-teórico) e simples que coragem, determinação e senso de propósito nada mais são que a coerência entre o que somos e onde queremos chegar. A maioria dos problemas que enfrentamos é resultado do desalinhamento entre essas duas dimensões.

Percorrendo de maneira leve e descontraída os campos da Lógica, Ontologia, Ética e Estética, daremos um mergulho na História do Pensamento Ocidental para você descobrir a relação entre filosofia e protagonismo e, então, exercer sua liderança de maneira mais legítima, coerente e eficaz.

Venha descobrir os critérios que você usa para tomar as suas decisões e verificar se eles são coerentes, lógicos e legítimos. Venha se tornar um líder mais eficiente e uma pessoa mais íntegra.

Outros artigos e vídeos sobre a relação entre filosofia e liderança (em inglês):

1) The Economist.

2) Forbes.

3) TEDxBismarck 

4) TEDxBreda 

 


FACILITADORES

COMO FUNCIONA?

Através de práticas de role-playing e um diálogo profundo sobre as atividades, refletiremos sobre nossas habilidades de liderança e sobre os critérios utilizados para tomar esta ou aquela decisão, a fim de que os conceitos de cada aula sejam incorporados e possam ser aplicados imediatamente.

Ao fim de cada sessão, os participantes receberão um infográfico feito na hora por um facilitador gráfico, que ilustrará os aprendizados e conclusões do grupo como um todo.


OBJETIVOS

Desenvolver a autoconsciência do participante no campo do protagonismo por meio da filosofia, artes e ciências humanas

Desenvolver habilidades de liderança e comunicação através de princípios filosóficos

Adquirir critérios mais claros, autonomia e assertividade na tomada de decisão

 


 

PASSO A PASSO

Escola de criativas

Todas as sessões: 19h às 22h45


QUER SABER MAIS?

 

conheça nossos outros cursos