São Paulo recebe segunda edição do King’s Day

No dia 30 de abril, a Vila Madalena, um dos bairros mais jovens e criativos do mundo, recebe a segunda edição do Kings Day, a maior festa ao ar livre da Holanda.

Trazido ao Brasil pela THNK, a influente escola holandesa de Liderança Criativa e Inovação, o Kings Day é considerado um dos maiores festivais da Europa e reúne, todos os anos, milhares de pessoas ao redor das centenas de vielas e canais dos charmosos bairros de Leidseplein e Rembrandtplein, em Amsterdã.

Na segunda edição, o Kings Day transfere o Innovation Lab, que acontecia no MIS-SP, para o coração da Vila Madalena, o efervescente Parque da Vila. Trata-se do território queridinho do bairro e que integra dezenas de galerias, restaurantes, espaços culturais, além do mais famoso beco da cidade, o Beco do Batman com seus grafites, situado entre as ruas Harmonia, Aspicuelta e Medeiros de Albuquerque.

Mais do que uma grande festa aberta e gratuita, o evento celebra o tema “I AM SP” com a proposta de conectar duas das cidades mais apaixonantes do mundo por meio da ocupação do espaço público e da promoção da inovação social e do desenvolvimento sustentável. Ao longo de todo o dia, os principais pontos do Parque da Vila apresentarão uma programação intensa, que vai desde as apresentações de Jazz na Rua, em frente ao Armazém da Cidade, até um festival inteiro dedicado à discussão sobre a cannabis, o Ganja Talks, que acontece no Espaço Cult.

No ano passado, mais de duas mil pessoas participaram da programação, que foi dividida entre o Museu da Imagem e do Som e o Centro Cultural Rio Verde e, dessa vez, espera-se um público ainda maior de jovens, empreendedores, designers, artistas, músicos e pessoas interessadas em criatividade, arte e gastronomia.

“É com muito orgulho que conseguiremos, mais uma vez, engajar os paulistanos na maior festa pública da Holanda, considerada também um dos festivais ao ar livre mais significativos do mundo. Tivemos êxito no ano passado e vamos repetir a dose”, promete Daniel Gurgel, co-fundador da Polifonia, instituição que representa a THNK no Brasil.

O King”s Day terá início com o Innovation Lab, momento a ser dedicado às palestras sobre inovação e criatividade, tendo os dois países como referência. No início da tarde, o público poderá curtir um festival de música de rua com a presença do coletivo SuperJazz, uma feira inédita com flores especiais, bike foods, degustação de queijos holandeses, oficinas de grafite e exposições de fotografia. Nesse mesmo dia, será declarado o vencedor do concurso “Bicicletários Design Holandês, iniciativa do Consulado Geral da Holanda em parceria com a ProjectHub, idealizadora do Kings Day, que também representa a THNK no Brasil.

“Nós acreditamos que a matéria-prima da inovação é a criatividade. No entanto, para criar uma cultura de incentivo à criatividade é fundamental valorizar a liberdade, a diversidade e, acima de tudo, construir repertórios e referências das mais diversas áreas e dos mais diversos lugares. Por isso, acreditamos que o Kings Day na Vila Madalena cria uma atmosfera perfeita para pessoas ocuparem alguns dos melhores lugares da cidade e descobrirem o que há de mais criativo e inovador em duas das cidades mais apaixonantes do mundo, São Paulo e Amsterdã”, complementa Lucas Foster, sócio-fundador da ProjectHub.

Desde a primeira edição, em 2015, empresas holandesas como Philips, KLM e Heineken apoiam a iniciativa. Esse ano, são igualmente parceiros o Catraca Livre e a Prefeitura de São Paulo por meio da Subprefeitura de Pinheiros.

Serviço King”s Day
Data: 30 de abril de 2016 (sábado)
Horário: 11h às 20h
▪ 11h – Innovation Lab
▪ 14h – Kings Day com música de rua, feira de flores, bike foods, pintura ao ar livre, oficina de grafite e outras atrações

Sobre a THNK
Fundada a partir de uma iniciativa conjunta entre parceiros de peso de setor criativo e de negócios, como McKinsey & Company, Droog Design, Vodafone, Escola de Design de Stanford d. School e Phillips Design, em cooperação com a Dutch Innovation Plataform, a THNK (www.thnk.org.br) é considerada pela Universidade de Stanford como “o futuro da educação superior”.
Com cursos fixos em Amsterdã (HOL), Lisboa (POR) e Vancouver (CAN), e programas de diversos formatos em Moscou (RUS), Stanford (EUA), Xangai (CHN) e Taipei (CHN), a missão da THNK é acelerar o desenvolvimento de líderes criativos que farão as mudanças de impacto no nosso século. A metodologia é pautada na criatividade, na inovação do modelo de negócios e no empreendedorismo de impacto.

Sobre a Polifonia
A Polifonia (polifonia.com.br) é pioneira na formação de líderes criativos no Brasil, a partir da aplicação de metodologia inovadora e embasada no engajamento coletivo para solução de problemas reais. A Polifonia também representa a THNK, Escola de Liderança Criativa de Amsterdã, no País.

Sobre a ProjectHub
A ProjectHub (www.projecthub.com.br) é uma rede global formada por Empreendedores Criativos e Investidores de Impacto para fomentar o ecossistema da Economia Criativa e garantir as melhores oportunidades para empreendedores, gerar valor para investidores e impactar positivamente a vida das pessoas, colaborando para a construção de uma sociedade mais inovadora, humana e sustentável. Atualmente possui quase 4.000 empreendedores cadastrados e 1.700 projetos criativos inscritos.

Design Thinking