Polifonia apoia TEDxSãoPaulo com tema "educação"

É bem provável que você já tenha assistido a alguma palestra do TED na Internet. No site www.ted.com é possível encontrar mais de mil das melhores palestras do mundo nos mais variados temas, todas de até 18 minutos, com legendas para diversos idiomas. Fundado em 1984 no Estados Unidos, como sigla para “Tecnologia, Entretenimento e Design”, o formato ganhou projeção quando o jornalista e empreendedor inglês Chris Anderson assumiu sua direção, explorando o conceito “Ideas worth spreading”, que poderia ser traduzido para o português como “Ideias que merecem ser espalhadas.”

Em 2009, o TED criou o formato TEDx, que consiste em licenças para eventos de palestras “tipo TED” organizados de forma independente por entusiastas locais e fãs da proposta. Desde então, mais de 8 mil eventos TEDx já foram organizados pelo mundo. Em São Paulo, a franquia tem ganho força sob a gestão de Elena Crescia, argentina apaixonada pelo formato.

A segunda edição do TEDxSãoPaulo reuniu milhares de pessoas no Allianz Parque no último dia 6 tendo o tema educação como protagonista do debate.

O evento, com curadoria da própria Elena Crescia, foi composto por dezoito palestras principais que envolveram temas como empreendedorismo, inovação, tecnologia, música, cinema entre outros.

Diante de tantas personalidades inspiradoras, escolher os maiores destaques do evento se torna uma tarefa difícil, mas não poderia deixar de citar: Camila Achutti, líder do movimento de empoderamento das mulheres através da tecnologia, Camila Agone, ex- aluna da rede pública e vencedora do prêmio da Secretaria de educação do Estado de São Paulo por seu projeto sobre o poder medicinal da Embaúba,  Estela Renner, idealizadora e diretora do documentário “ O Começo da Vida”, Drica Guzzi, coordenadora na Escola do Futuro da USP, Luis Junqueira, criador do projeto “Primeiro Livro” e Bel Pesce, fundadora do FazINOVA.

Além da Polifonia, também apoiaram a iniciativa outras empresas ligadas ao tema educação como Aporé,  Fundação Lemann, Instituto Alana, Khan Academy, grupo SEB, Mundo Maker, International School, Eduque.me, Pearson, Educare, etc. O evento contou ainda com o apoio da Fundação Telefonica Vivo,  da Pullman, da Shutterstock, da Heineken, da Elemidia, 3 corações e  do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre o TED e o TEDx

O TED (Technology, Entertainment, Design – www.ted.com) é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas. Começando com uma conferência de quatro dias na Califórnia há 31 anos, o TED cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas e já teve palestrantes personalidades como Bill Gates e Michelle Obama. Já o TEDx é um programa de eventos locais organizados de maneira independente que reúne pessoas para compartilhar uma experiência como a de uma conferência do TED, seguindo as diretrizes da organização. Os eventos são gravados e disponibilizados pela internet posteriormente. Para ter acesso aos vídeos, consulte: http://tedxtalks.ted.com/

Pharus Design