
Vivemos em um mundo volátil, que requer constante adaptação. Em 1960, a idade média das empresas que compunham as 500 maiores empresas nos EUA era de 60 anos, em 2010, este número caiu para 15 anos. Os negócios têm que se transformar em maior velocidade e com maior assertividade, e as barreiras não são mais tecnológicas, e sim humanas, ou seja, culturais e comportamentais.
Transformar negócios é encontrar caminhos viáveis de atuação. Nós preparamos negócios para encontrar estes caminhos. Nós fazemos o mapa, damos as ferramentas, desenvolvemos as habilidades, propomos as rotas e os roteiros. Nós criamos a jornada, você percorre o caminho. Afinal de contas, percorrer o caminho é que transforma.
COMO COMEÇAR A TRANSFORMAÇÃO?
O primeiro passo de qualquer transformação é entender o contexto atual. A matriz de ambiente de negócios abaixo pode te ajudar a compreender um pouco melhor e qual ação tomar.
Em qual contexto seu negócio se encontra?
Cada um dos ambientes de negócios apresentados na matriz ao lado requer um plano de ação diferente.
Já se localizou? Já tem clareza do que precisa? Entre em contato conosco e nós te ajudaremos a criar a jornada que você precisa para transformar seu negócio.
Mas se as coisas ainda estiverem um pouco nebulosas, é preciso então dar um passo atrás para compreender as motivações para a transformação. Toda jornada precisa de um destino e, muitas vezes, precisamos de uma pré-jornada para escolher um destino.
POR QUAL(IS) DESTES MOTIVOS DESEJA TRANSFORMAR SEU NEGÓCIO?
ameaça por tecnologias
Tecnologias podem tornar negócios obsoletos muito rapidamente. É preciso entender bem as possibilidades e conflitos que estas tecnologias podem trazer para compreender o quanto elas de fato ameaçam o negócio.
Recomendamos um estudo personalizado para avaliar cenários possíveis e planos de ação para cada cenário.
já fui mais lucrativo
Muitas vezes, mudanças graduais vão acontecendo e o negócio perde lucratividade. Para torná-lo lucrativo novamente é preciso abordar as entregas de forma diferente, estudando todo o processo, cadeia de valor e necessidades dos clientes.
Recomendamos um estudo personalizado para avaliar cadeia de suprimentos, mapeamento de jornada dos clientes e a proposta de valor do negócio.
concorrência agressiva
Está cada vez mais frequente os negócios serem ameaçados por outros players novos ou que vieram de outros mercados. A concorrência está cada vez mais dinâmica e é necessário transformar o negócio continuamente.
Recomendamos começar por um Reframing, para criar novos caminhos possíveis de atuação e revelar oportunidades escondidas.
QUERO DIVERSIFICAR MEU NEGÓCIO
Estar no mesmo ramo há muito tempo pode levar à sensação de estagnação. Entretanto, a transformação deve ser feita com cautela para não prejudicar o que já funciona no negócio.
Recomendamos começar por um Reframing, para poder enxergar o próprio negócio sob um ponto de vista mais sistêmico e vislumbrar novas oportunidades.
OUTRO MOTIVO
Há diversos motivos pelos quais precisamos ou desejamos transformar nosso negócio. Muitas vezes, não temos clareza destes motivos, mas sentimos um incômodo que nos diz que algo precisa mudar. O risco de não ouvir este incômodo é alto e pode custar um negócio.
Recomendamos começar por um Reframing, que trará mais clareza sobre os reais motivos de porque a transformação é necessária.
por que a polifonia?
nossas soluções corporativas
reframing
O Reframing amplia seu ponto de vista sobre um determinado problema ou desafio para que você consiga vislumbrar (novas) soluções e grandes oportunidades.
Em 4 horas você irá ver seu desafio sob pontos de vista não óbvios e que certamente te ajudarão a ter uma percepção mais ampla sobre ele.
Se não sabe por onde começar, aqui é onde sua jornada se inicia.
projetos personalizados
Não temos uma receita de bolo para todos os problemas, pois cada problema exige criar uma receita diferente. Por isso, nossos projetos são personalizados.
Usamos as bases do Design Thinking (percepção, visão e escala - sob a ótica da escola holandesa THNK), em complemento com a filosofia, a psicanálise e o pensamento sistêmico, projetos únicos, com o objetivo de transformar o negócio de forma positiva e desejável.
entre em contato conosco!
O formulário abaixo nos ajudará a entender sobre seu desafio.
GLOBO
"Parabéns pelo preparo, pela profundidade, pelo profissionalismo. Que possamos estar juntos em outras jornadas, em outros caminhos. Juntos transformaremos e inspiraremos os talentos, para que eles transformem e inspirem o mundo. Foi muito bom, foi muito pouco!"
Márcia Lins, Gerente de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico da TV Globo

natura
"Chamamos a Polifonia para dar uma capacitação para o nosso time. Foi uma vivência bem rica de troca e aprendizagem para todo o time, uma oportunidade de experienciar o processo com teoria e prática de forma muito dinâmica e open minded."
Juliana Oliveira, gerente de inovação

adidas
"Eu procurei a Polifonia para nos ajudar a gerenciar uma questão interna importante e urgente. Todo o processo, do briefing, passando pelo design até a entrega, foi extremamente eficiente e rápido. O conteúdo providenciado superou minhas expectativas e do time. O mix bastante incomum entre filosofia, teatro, negócios, apresentação e interação levou o meu time a sair da zona de conforto direto para a zona de aprendizado. Sou grato pela oportunidade e pela confiança de todos os membros do time que irão se beneficiar do conteúdo apresentado, não só de forma imediata, como também em uma perspectiva de longo prazo."
Thorsten Harstall, Diretor global do creation center

PORTO SEGURO CONSÓRCIO
"Realizar a 1ª Performance para uma Equipe de Back Office era um desafio, por diversos motivos: como manter a energia durante todo o dia? que atividades poderíamos ter que fizessem sentido à equipe? como fazer um sábado de trabalho ser marcante? entre outras preocupações...
Mas, logo no planejamento cuidamos em ter uma Consultoria como apoio e procuramos a Polifonia para um bate papo.
Bingo!! Acertamos em cheio!!!
Os consultores entenderam a necessidade e aplicaram dinâmicas conforme o perfil e dia a dia de cada um.
Conseguimos um resultado excepcional e uma equipe ainda mais engajada nas entregas dos resultados"
Glaucia Santos, PORTO SEGURO CONSÓRCIO

BASF
"A Polifonia captou o briefing desde a primeira interação e trouxe uma proposta que se encaixou perfeitamente com a proposta do evento. O Guilherme passa uma mensagem que promove o link entre o lúdico e o mundo corporativo que traz credibilidade e aterrissa o público. A metodologia do Reframe trabalha de forma lúdica o olhar para uma nova perspectiva. Com isso podemos aplicar para tudo na vida. Vivemos cercados de crenças e é incrível podermos enxergar os contrapontos. É simples é aprender a olhar o lado positivo das coisas. Todos deveríamos aprender e exercitar sempre!"
RENATA SINATO - Market & Customer Development Consultant

tecfil
"Quando eu vi um treinamento da Polifonia ligado à inovação eu pensei: isso se encaixa exatamente naquilo que estamos buscando! Uma possibilidade para as pessoas repensarem o que é inovação. Nós tivemos experiências muito boas depois do curso, novos movimentos que passaram a acontecer e se espalhar pela empresa. Esperamos que esse grupo de pessoas seja uma semente que vai espalhar essas ideias que a Polifonia plantou conosco, em todos os níveis."
Ricardo Brandão, Diretor de recursos humanos
